quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Indústria chinesa vai gerar mais de 500 empregos no Oeste da Bahia

 
Grupo chinês confia na Bahia para investir
 
 
 
Menos de 12 horas depois de retornar da Europa, onde chefiou uma missão institucional e empresarial em Portugal, Espanha e França, em busca de novos investimentos para a agropecuária baiana, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (7) com diretores de 15 empresas do grupo Chongqing Grain Group Corporation Limited Liability Company, da cidade irmã da Bahia, Chongqing. O líder da comitiva, que veio conhecer os projetos agrícolas e industriais, em especial a planta de esmagamento de soja na Bahia, Li Guanjin, diretor da Chongqing Grain Group, disse que todos os projetos pensados para a Bahia serão realizados, e confirmou o interesse em investir nas áreas de portos e de armazenagem.
 
O grupo, formado por vice-presidentes, diretores de marketing e de RH, e diretores executivos das empresas que pertencem ao conglomerado, visitou o secretário para agradecer o apoio do governo do Estado e fortalecer a parceria. No final deste mês, ou início de dezembro deste ano, o presidente do grupo, Hu Junlie, deverá vir à Bahia com outra comitiva de diretores executivos.
 
Em março do ano passado, Hu Junlie anunciou que o grupo chinês vai investir R$ 4 bilhões na Bahia, para implantar um pólo industrial para esmagar soja e refinar óleo de soja, além de investir em estrutura portuária e numa indústria têxtil.  
 
Como primeira ação nesse sentido, o grupo já está implantando em Barreiras, na região Oeste do Estado, a indústria Universa Verde, com investimento inicial de US 300 milhões. A usina vai esmagar 1,5 milhão de tonelada de soja por ano, devendo gerar inicialmente mais de 500 empregos diretos, número que na fase final do projeto deverá passar de mil. Os empregos indiretos poderão chegar à casa de sete mil. A decisão de investir na Bahia, de acordo com o empresário chinês, foi tomada  porque “sentimos segurança no governo do Estado”
 
Antes do encontro com o secretário, a comitiva chinesa assistiu a uma apresentação da Universo Verde, na sede desta subsidiária brasileira do grupo, que tem sede em Salvador, e depois seguiu para o município de Barreiras para conhecer o local da obra e as instalações da indústria.
 
Oportunidades de negócios
 
Diante do mapa da Bahia, o secretário indicou as oportunidades de negócios que o Estado apresenta, explicando a diversificada produção região por região. “Nós produzimos tudo, mas precisamos avançar na verticalização das cadeias produtivas, e vocês podem nos ajudar a vencer o desafio de agroindustrializar o Estado”, disse ele, acrescentando que “aqui vocês têm a certeza do fornecimento”. Exemplo disso é a indústria Universo Verde, em Barreiras, que terá toda matéria prima, cerca e 1,5 milhão toneladas/ano de soja, fornecidas pelos produtores da região.
 
Li Guanjin, líder da comitiva chinesa, mostrou-se entusiasmado e afirmou que “a Bahia tem ajudado muito a implantarmos nossos investimentos aqui”, acrescentado que “estamos muito satisfeitos com o trabalho de vocês”, Ele entregou ao secretário uma lembrança do encontro, uma peça de artesanato feita com bambu, e em retribuição recebeu do secretário uma caixa de charutos fabricados no recôncavo baiano, e produtos da agricultura familiar como mel, café, guaraná e sabonete de leite de cabra.
 
 
Fonte:
Ascom Seagri 
Josalto Alves – DRT-BA 931
Tel.:(71)3115-2794/9975-2354

Nenhum comentário:

Postar um comentário