sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Água para Todos instala mais 180 cisternas no oeste da Bahia nesta semana


Água para Todos instala mais 180 cisternas no oeste da Bahia nesta semana


Nesta semana, o programa Água para Todos atenderá a mais 180 famílias com cisternas de consumo em Caetité, Boquira e Macaúba, no oeste da Bahia. Assim, aquela região, onde a Codevasf atua por meio de sua 2ª Superintendência Regional, alcançará a marca de 2.809 reservatórios instalados. Além disso, nos três municípios, 210 beneficiários participam de capacitações em que são repassados ensinamentos sobre manutenção das cisternas e uso da água sem desperdícios.
A beneficiária Ana Selma, do povoado de Angico, no município de Caetité, participou da capacitação e agora espera ansiosa a sua cisterna, pois, assim, poderá consumir água com a garantia de não estar contaminada. “A cisterna vai facilitar muita coisa na minha vida e da minha família. Aqui, nós consumimos água encanada e, quando a bomba quebra, ficamos sem água”, conta a beneficiária.
Ainda como parte da programação semanal no oeste da Bahia, a equipe do Água para Todos realizará a marcação e georreferenciamento dos lugares onde serão instalados os reservatórios nos municípios de Caetité, Boquira e Riacho de Santana.
Segundo a representante do Comitê Gestor Municipal de Riacho de Santana, Kátia Silene, é nesta fase que a expectativa das famílias beneficiadas aumenta, pois elas enxergam uma oportunidade de mudar de vida. “Os beneficiários ficam muito alegres só em saber que receberão as cisternas. Eles planejam o futuro e veem a chance de amenizar os problemas que encontram. Mas para que essa ação seja positiva, é preciso cuidado total com os reservatórios por parte das famílias”, reforça.
Avanços do programa
O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e integra o Plano Brasil Sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em Arapiraca (AL) em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema. Em sua área de atuação, a Codevasf já instalou 31.387 cisternas em 50 municípios, em área rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro.
Antes da instalação da cisterna, a Codevasf segue uma estratégia para garantir a correta distribuição dos reservatórios. Para isso, o programa organiza Comitês Gestores Municipais formado por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de Comissões Comunitárias. O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando o cadastramento e à validação das famílias a serem beneficiadas.
A indicação das localidades cabe ao Comitê, bem como a relação dos beneficiários, obedecendo aos critérios do programa – famílias de áreas rurais, prioritariamente do semiárido, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda per capita de até R$ 140,00, desde que inscritas no CadÚnico, e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda per capita familiar acima de R$140,00, vivam exclusivamente de sua renda previdenciária.
Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, são promovidos cursos de Gestão da Água com as famílias beneficiadas. Nessas capacitações os participantes são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios.
Crédito da imagem: Ana Paula Couto/ Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário