sábado, 17 de novembro de 2012

Aquicultura - Projeto Baixio de Irecê confirma viabilidade do uso múltiplo da água


Os resultados preliminares vêm confirmar a grande vantagem do uso múltiplo da água, ou seja, a mesma água pode ser utilizada várias vezes nos diversos processos produtivos.

Projeto Baixio de Irecê

Projeto Baixio de Irecê

  De acordo com os novos conceitos de sustentabilidade, aliada à produção de alimento, foi concluída mais uma etapa do experimento que tem como objetivo utilizar a massa d’água acumulada no canal principal do Projeto de Irrigação em Xique-Xique e Itaguaçu na Bahia para produção de peixe em tanque-rede.

Em outubro, a equipe do CIRPA- Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique-BA, realizou a despesca  de 3,2 toneladas de tilápia em seis tanques-rede. Os resultados preliminares vêm confirmar a grande vantagem do uso múltiplo da água, ou seja, a mesma água pode ser utilizada várias vezes nos diversos processos produtivos. Quando esta prática envolve a aquicultura os ganhos principais dizem respeito à economia nos custos de energia com bombeamento e redução no uso de fertilizantes químicos, aliados ao aumento na oferta de proteína animal, redução do déficit nacional de pescado, redução da pressão sobre os estoques naturais de peixe, alternativa de emprego e renda para agricultores do local e outros benefícios.

Quanto aos dados zootécnicos obtidos com o modulo experimental, os mesmos foram animadores, pois, fatores importantes da produção aquícola como sobrevivência final acima de 95%, produtividade de até 133,54 Kg/m³ e conversão alimentar de 1,4: 1,  ficaram acima do esperado, demonstrando a viabilidade da prática, sob todos os aspectos (social, econômico e ambiental).

De acordo com o chefe do CIRPA Xique-Xique/BA e Engenheiro de Pesca Charles Fabian, “Os estudos no canal principal do Projeto Boa Vista, subsidiará informações quanto à viabilidade de instalação de projetos de Aquicultura nos Distritos de Irrigação da empresa. Que pode culminar com a criação de Fazendas e/ou Distritos Aquícolas”.

Ainda segundo o Sr. Charles, caso a prática seja estendida às perspectivas de produção trarão consigo toda uma infra-estrutura de fornecimento de insumos, beneficiamento e comercialização capazes de consolidar estas áreas como grandes pólos de produção aquícola, adicionando mão de obra empregada no mesmo corpo hídrico utilizando como base o uso múltiplo e integrados do Recurso Água.

O projeto teve como parceiros a Bahiapesca, a Prefeitura Municipal de Xique-Xique e a Universidade do Estado da Bahia –UNEB, através do curso de Engenharia de Pesca campus XXIV Xique-Xique que possuem Acordos de Cooperação Técnica com o Centro.

Toda a produção obtida foi doada a diversas comunidades, povoados e entidades filantrópicas dos municípios de Xique-Xique e da região de Irecê.

"Matéria retirada do site Página Revista"

Nenhum comentário:

Postar um comentário