sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Água da Barragem de Mirorós chega ao município de Cafarnaum

Os moradores da sede municipal de Cafarnaum, no centro-norte do estado, microrregião de Irecê, passaram a receber água doce nas torneiras. Há um mês entrou em operação definitiva a nova adutora de água tratada, que, interligada à Adutora do Feijão, está abastecendo a cidade com água da Barragem de Mirorós.
A Embasa investiu neste subsistema R$ 26,4 milhões. Com esta adutora, mais 16 localidades situadas na zona rural dos municípios de Cafarnaum, Canarana e Lapão serão contempladas com a água desta barragem.
Antes, o abastecimento era feito a partir de poços artesianos cuja oferta era insuficiente para a demanda local e, além disso, a água era salobra. “A gente sabia que a água de antes era limpa, mas ninguém bebia, porque era muito salgada. A água que estamos recebendo hoje é boa para lavar, para tomar banho e para beber”, disse o aposentado Rodonel Miranda, conhecido na cidade como Seu Léle.
“Percebemos a diferença da qualidade da água principalmente no banho. Agora está bem melhor”, disse Jairo José de Souza, proprietário de um posto de combustível na cidade.
Foram implantados 63 quilômetros de adutora, entre a estação de tratamento de água de Ibititá e a sede de Cafarnaum, bem como três estações de bombeamento e cinco reservatórios capazes de armazenar, juntos, mais de mil metros cúbicos de água.
A Barragem de Mirorós é o manancial que abastece 14 municípios da microrregião de Irecê e, com a severa estiagem que atinge o semiárido baiano, baixou seu volume acumulado a níveis alarmantes.
Mesmo com a entrada em operação da adutora de água tratada para abastecer mais uma sede municipal, a estimativa é de que não haja comprometimento maior do nível da barragem, porque ainda este ano alguns municípios da microrregião de Irecê começarão a ser atendidos pelo Sistema Adutor do São Francisco, cuja construção será concluída em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário