quarta-feira, 7 de março de 2012

Revitalização do rio São Francisco é tema de encontro na Bahia

Revitalização do rio São Francisco é tema de encontro na Bahia




A Revitalização do Rio São Francisco foi o assunto principal da Reunião Funcional de Capitães dos Portos do Grupo Hidrovias 2012, realizada no auditório da 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA).
No evento, foram tratados temas como a segurança da navegação nas principais hidrovias brasileiras e promovido um Workshop com o tema “A Hidrovia do São Francisco: alternativa dentro do transporte intermodal e indutor do crescimento socioeconômico".
O secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, falou sobre a importância da reunião dos capitães de portos. “Nós do Governo da Bahia temos lutado pelo projeto de Revitalização do Rio São Francisco e abrimos uma frente de trabalho, juntamente com a Codevasf, para começar o processo tão esperado pelo povo daquela região”.
Costa ministrou a palestra principal do evento, onde também destacou informações a respeito da revitalização deste grande modal: Podemos dizer que esse processo (revitalização) já está acontecendo e por essas razões julgamos próprio o momento desta reunião onde contamos com a presença de renomadas autoridades envolvidas na logística fluvial, pontuou o secretário.
Na oportunidade, o vice-almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira falou sobre a necessidade de fortalecer a segurança marítima. “Temos que seguir as normas internacionais de navegação e, sobretudo, conscientizarmos todos os setores, sejam poder executivo ou sociedade civil organizada”.
A Reunião Funcional entre as Capitanias dos Portos possui como área de atuação principal as hidrovias brasileiras, tendo como propósito padronização de procedimentos comuns as mesmas.

Codevasf - A parceria com a Codevasf, por meio da Gerência Regional de Revitalização (GRR), consiste na melhoria da Hidrovia São Francisco, inicialmente no trecho Ibotirama/Juazeiro e em etapa posterior, no trecho Pirapora/Ibotirama.
Na 6ª Superintendência Regional em Juazeiro, esta ação tem como meta atingir 320 km de hidrovia navegável com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 100 milhões. Além disso, também há estudos, construção e monitoramento utilizando técnicas de contenção dos processos de erosão das margens, dragagens, derrocamentos e recomposição das matas ciliares.
E, ainda, dentro desta linha de atuação, há o Projeto Campo de Provas, onde campo experimental será implantado visando conhecer a situação hidrodinâmica e morfológica do rio São Francisco e definir metodologias a serem aplicadas na recuperação da navegabilidade.
Participaram do evento o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, o diretor de Portos e Costas, o vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, os capitães dos Portos das Capitanias Fluviais do Rio Paraná, Pantanal, Tietê Paraná, Araguaia Tocantins, Brasília, Rio São Francisco e outras autoridades convidadas.

Fonte:Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário