sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais uma bela notícia para o Baixio de Irecê

Cooperativa do Paraná pode investir na Bahia

Uma das maiores e mais importantes do Brasil, a Cooperativa Agrária Agroindustrial, (Agraria), instalada no Paraná, pode investir na Bahia, no Baixio de Irecê, em culturas diversificadas, principalmente etanol. Durante reunião, na  Secretaria da Agricultura, com o secretário Eduardo Salles e com o superintendente de Atração de Investimentos, Jairo Vaz, o diretor presidente da cooperativa, Jorge Karl, confirmou a intenção de participar da licitação do Projeto Baixio de Irecê, em implantação pela Codevasf, localizado na região do vale no médio São Francisco, a cerca de 500 quilômetros de Salvador, abrangendo os municípios de Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia e Sento Sé, no Território de Identidade de Irecê. Jorge Karl veio a Salvador à convite do secretário, e inclusive visitou o camarote do Governo da Bahia durante o Carnaval.

Além disso, a Agraria e a Secretaria da Agricultura/EBDA, com participação da Embrapa, deverão assinar um termo de cooperação técnica para instalar na Chapada Diamantina e no Baixio de Irecê estações experimentais para cultivo de cevada, visando a produção de malte. “Todo malte consumido no Nordeste vem do Sul do País e da Argentina”, disse Jorge Karl, explicando que a demanda das cervejarias é muito grande.”

Trazer para a Bahia alguém com a capacidade técnica e a história de gestão que vocês têm, é sem dúvida muito importante para a agropecuária da Bahia, que ganha muito”, disse o secretário Eduardo Salles ao presidente da cooperativa. De acordo com Jairo Vaz, que em companhia de diretores da Codevasf, visitou as instalações da cooperativa, “dentro de alguns dias vamos nos reunir com a diretoria da Agraria, no Paraná, e apresentar relatórios sobre o que pode ser produzido na região do Baixio de Irecê e sobre o etanol, para que a cooperativa decida em que investir”.

A Cooperativa Agrária Agroindustrial planeja ampliar suas fronteiras, mas conforme destacou seu presidente é difícil a expansão no Sul. Este avanço para áreas da Bahia pode ser estratégico para os cooperados e seus filhos.


Fonte: Tribuna da Bahia Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário