terça-feira, 13 de março de 2012

Cursos da EBDA incentivam pequenos produtores do semiárido

Há três anos, a agricultora familiar do distrito de Riacho Grande, em Casa Nova, Sílvia Brasil, 42 anos, e seu marido, José Carlos Brasil, 44, decidiram incorporar em suas atividades, além da tradicional caprinoovinocultura, a apicultura, após uma oficina sobre apicultura realizada pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).
 
Hoje, a família de Sílvia atinge excelentes resultados de produção, chegando a 2,5 toneladas de mel por ano. Devido ao grande sucesso na atividade, a agricultora familiar tornou-se uma multiplicadora de conhecimentos apícolas em sua comunidade. Mas nem sempre foi assim. Antes da apicultura, trabalhava apenas com culturas de subsistência, sem resultados expressivos.
 
Segundo ela, em 2009, foram realizados mais dois cursos apícolas pela EBDA, onde um deles orientava sobre a elaboração de projetos de investimento para início de um empreendimento.
 
 
Simpósio nacional reúne cafeicultores
 
A produção e variedade do café brasileiro e as alternativas para os cafeicultores viabilizarem seus negócios serão discutidas durante o 13o Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), que será aberto, nesta segunda-feira, com a presença do governador Jaques Wagner, no Hotel Pestana, em Salvador. O evento, promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), com o apoio do Governo do Estado, termina no dia seguinte.
 
Fonte: Seagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário