terça-feira, 13 de março de 2012

Codevasf atende comissão de mulheres do Salitre

Codevasf atende comissão de mulheres do Salitre



O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, recebeu em audiência uma comissão formada por cinco representantes das comunidades que compõem o Vale do Salitre. Elas fazem parte da Comissão para Estruturação da Emancipação do Salitre.
A diretora social da entidade, Maria Kumiko Yamashita, estava acompanhada de Maria Helena de Souza Gonçalves dos Santos, da comunidade de Manga, Lúcia Simões Paiva Batista, presidente da Associação de Moradores de Gangorra II, Maria Gonçalves de Oliveira, tesoureira da Associação de Goiabeira II, Maria Gicionete da silva, secretária da mesma associação.
Elas procuraram a Codevasf com o objetivo de apresentar e discutir com o superintendente um projeto elaborado em parceria com a Associação Intermunicipal dos Garimpeiros do Médio São Francisco – AGAMESF, para capacitação de 30 pessoas das comunidades nas atividades de lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, com o objetivo de proporcionar emprego e renda às famílias.
O projeto prevê ainda a capacitação de mais 30 pessoas na fabricação de artesanato mineral, uma das especialidades da AGAMESF, cujos trabalhos já são conhecidos nacionalmente, principalmente pela beleza das peças.
Segundo Maria Kumiko, outras localidades do Vale do Salitre, como Alfavaca, Marruá, Umbuzeiro e Rodeador também devem participar do Projeto. Ao todo a diretora social espera que sejam capacitadas cerca de 940 pessoas, entre homens e mulheres das comunidades, na fabricação de adornos minerais, artesanato mineral figurativo e também reaproveitamento de resíduos.
“Nós viemos aqui até a Codevasf para solicitar o empenho do superintendente para que isso vire realidade”, afirma Kumiko. Ela acrescenta que “no Vale do Salitre as pessoas estão deixando a região para vir para a cidade. As mulheres estão saindo de casa para trabalharem na cidade como diaristas por falta de condições melhores de sobrevivência”.
As integrantes da comissão esperam que, até o segundo semestre deste ano, essa capacitação, com o apoio da AGAMESF e da Codevasf, seja realizada. Para elas esse projeto vai proporcionar, além de uma oportunidade de emprego e geração de renda, a criação de uma identidade própria da região, tornando os participantes independentes e com uma atividade garantida para sobrevivência.
Na ocasião o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, manifestou seu apoio à iniciativa da comissão de mulheres e já solicitou ao corpo técnico da companhia que seja viabilizada o mais breve possível a concretização dessa ideia.
Emanoel Lima vê a possibilidade de incluir esse pleito dentro do programa de Arranjos Produtivos Locais, desenvolvido pela Codevasf em toda sua área de atuação, e que tem identificado linhas de ação que visam à exploração das potencialidades e vocações regionais, além de organização processos produtivos e de comercialização, valorizando o capital humano e da governança local.

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário