sexta-feira, 16 de março de 2012

Codevasf promove debate sobre caprinovinocultura em Juazeiro (BA)

Codevasf promove debate sobre caprinovinocultura em Juazeiro (BA)


Com o objetivo de promover discussão com os criadores e representantes de instituições ligadas ao setor de caprinovinocultura, a 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) realiza na próxima segunda-feira (19), das 14 às 17 horas, debate aberto sobre perspectivas da cadeia produtiva da caprinovinocultura na região do Vale do São Francisco. O evento acontece no auditório da Superintendência (Avenida Comissão do Vale S/N – Bairro de Piranga – Juazeiro).
A intenção é conhecer a demanda baseada no contexto (oportunidades e ameaças) e a realidade local (potencialidades e problemas) e, a partir daí, desenvolver ações estratégicas capazes de enfrentar e contornar os problemas e de explorar as potencialidades locais, de modo a aproveitar as oportunidades e permitir a defesa diante das prováveis dificuldades.
Estudos indicam que a cadeia produtiva da caprinovinocultura encontra-se em evolução no Brasil e mais precisamente no estado da Bahia, onde destacam-se a produção de leite, carne e couro; as pesquisas genéticas para melhoria das raças e a melhoria na qualidade de produção de insumos para alimentação animal.
O superintendente da Codevasf, Emanoel Lima da Silva, ressalta a necessidade de eventos como esse para o crescimento do setor. “A Bahia é potencialmente um grande produtor no país e pode tornar-se muito mais importante. E este é um momento ideal para avaliarmos o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Para isso, todas as esferas de governo, seja federal, estadual ou municipal, têm de trabalhar juntamente com os produtores e criadores de modo a ocupar lugar de destaque no mercado nacional”, afirmou.
Apoio - A Codevasf promove o Arranjo Produtivo Local (APL) da caprinovinocultura que tem como meta integrar todos os elos da cadeia produtiva (genética, carne e leite) e tornar a atividade mais competitiva e com possibilidades de alcançar novos mercados por meio de um sistema que integre as unidades produtivas localizadas no território baiano.
Para tanto, o propósito desse programa de APL é dinamizar a cadeia produtiva através da articulação entre os diversos setores de produção de modo a contribuir para o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável da caprinovinocultura do estado da Bahia.
Dentre as várias ações para fortalecer o arranjo produtivo da caprinovinocultura da microrregião de Juazeiro está a criação da Fazenda Icó, que representa um instituto de fomento à caprinovinocultura. O projeto beneficia diretamente 39 comunidades e mais de 400 famílias de pequenos produtores em seu entorno, representados pelo Grupo Gestor das Associações Rurais de Barra Bonita e Região, responsável pela condução do processo de desenvolvimento da atividade ovinocaprina formado por membros de todas as associações vinculadas.
Das variáveis importantes podem ser citadas: Vigilância Sanitária (Estado considerado como zona livre de febre aftosa); Volume de Animais (Maiores rebanhos de animais do país - 1° lugar em caprino e 2° lugar em ovino); Questão Ambiental (vocação natural para a atividade); Educação (presença da Instituições de Pesquisa - Embrapa, Universidades e Escolas Agrotécnicas Federais na região); e Desenvolvimento de Produtos (agregação de valor aos subprodutos da caprinovinocultura - existência de abatedouros-frigoríficos, laticínios e curtumes localizados no Estado da Bahia).
Já os desafios a serem enfrentados: Questão Ambiental (convivência com os períodos da seca); Produção (Regularidade na oferta de animais com qualidade e em quantidade para atender o mercado nacional); Produtividade (utilização da capacidade total instalada dos abatedouros-frigoríficos); Cultura Associativa (organização e integração dos elos da cadeia produtiva); Pesquisa e Desenvolvimento (disseminar tecnologias do melhoramento genético de raças); e Cooperação (formar parcerias para o atendimento demandas do mercado interno e externo).
Estatísticas - O rebanho do estado da Bahia de caprino é da ordem de 4,2 milhões de cabeças, e de ovinos são 2,5 milhões de cabeças, correspondendo, respectivamente, a 42,0 % e 16,5 % do rebanho nacional, representando o principal rebanho do país.
O município de Juazeiro está situado no Território do Sertão do São Francisco (Bahia), junto com Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá e Canudos, representando 45 % do rebanho de caprinos e ovinos do estado.
Segundo dados do IBGE (2008), a caprinovinocultura apresenta rebanho de 2 milhões de cabeças no Sertão do São Francisco, sendo de grande importância na economia da região. Somente no eixo Petrolina-Juazeiro, o comércio de carne de caprinos e ovinos movimenta algo em torno de R$ 8,5 milhões/ano.
Conforme informações da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Juazeiro, uma característica diferencial dos territórios estudados é a presença dos "fundos de pasto" (áreas de caatinga de domínio comunitário), utilizados por aproximadamente 95% dos produtores familiares da região. Por não terem documentação formal da terra, há dificuldade de acesso ao crédito bancário, assim como em outras formas de apoio. Estima-se que são 19 mil famílias envolvidas que vivenciam esta realidade.
Atualmente existem dois abatedouros em Juazeiro:
LAMM – Trabalha exclusivamente com ovinos e caprinos e tem capacidade de abate de 200 cabeças/dia. Entretanto, hoje só abate 150 cabeças/dia – 75% do total e é administrada por um grupo privado. Possuem Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), mas só abatem ovinos por conta de não terem demandas para caprinos e tem como mercado principal as cidades de São Paulo, Recife e Brasília.
Abatedouro Almeida Ltda - ABATAL – Trabalha com abate de bovinos, suínos, ovinos e caprinos e tem capacidade instalada de abate de 400 cabeças/dia (caprinos/ovinos). Entretanto, hoje só abate 900 animais/mês e é administrada por um grupo privado. Possuem S.I.F, mas tem dificuldade de rodar o frigorífico por pouca oferta de matéria-prima.
Participarão do encontro, representantes do governo do estado da Bahia, prefeitura municipal de Juazeiro, Sebrae, Embrapa, EBDA, Adab, IRPAA, CAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco - Accossf e produtores dos 27 municípios atendidos pela Codevasf.
Para informações sobre o evento e confirmação de presença, o telefone é (74) 3614-6202. 

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário