sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tecnologias de convivência com a seca são apresentadas a agricultores familiares

Agricultores aprendem técnica para ampliar produção e construir equipamentos simples, que facilitam criação de animais e uso da água
A Bahia tem o maior número de pequenos produtores do país - são mais de 650 mil famílias dedicadas à atividade em todas as regiões do estado. Para ensinar a eles como enfrentar os efeitos da seca e aumentar a renda, está sendo realizada, no Parque de Exposições de Feira de Santana, a primeira Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam). O evento continua até amanhã numa iniciativa da Federação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf) e Fórum Estadual da Agricultura Familiar, com o apoio do Governo do Estado.
Numa área de três mil metros quadrados, o pequeno agricultor pode conhecer até 30 tecnologias de baixos custo e complexidade, que ajudam a amenizar a escassez de água e a falta de recursos naturais. As tecnologias utilizam materiais simples, desde tubos de PVC a rodas velhas de bicicleta para construir equipamentos que facilitam a criação de animais, a exemplo do galinheiro móvel, ou o uso da água com a bomba rosário.
Materiais simples - "A bomba pode ser feita com material que o agricultor tem na propriedade e comprando o mínimo possível. Com uma roda velha, correia e manivela, é possível retirar de poços, com até 15 metros de profundidade, volume de água de até dois mil litros por hora. Já o galinheiro com rodas permite que as aves cisquem em todo o terreno sem ficar soltas", explica o engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Hélio Arandas.
Durante a feira, a empresa fez distribuição de mudas e peças para a montagem da bomba rosário. O material foi entregue a associações e cooperativas de várias regiões do estado para que sejam repassadas aos pequenos produtores.
Dia de Campo - As tecnologias agrícolas são apresentadas no estande da EBDA, que também promove o ‘Dia de Campo’, onde os agricultores aprendem técnicas para aumentar a produção, a exemplo do cultivo de palma. "A gente fez isso a vida toda da forma que não é a certa, com espaço maior entre as plantas e uso de muita terra para produzir pouca quantidade. Aprendemos no curso que podemos plantar mais perto, desde que na posição certa, e utilizar pouca terra", disse o agricultor Alex Lobo, que participou da atividade.
Editais disponibilizam R$ 35,4 milhões para atividade
Na Expoagrifam, o governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), anunciou a publicação de dois editais - um com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outro com o Ministério da Integração Regional -, além da criação de um fundo com o Banco do Nordeste. Juntos, os investimentos vão injetar R$ 35,4 milhões na agricultura familiar da Bahia.
As ações visam fortalecer as cooperativas e associações de agricultores familiares e trabalhadores, que desenvolvem atividades em regime de economia solidária. O anúncio marcou ainda a comemoração do Ano Internacional do Cooperativismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com homenagens da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), seção Bahia. O site da CAR (www.car.ba.gov.br) disponibiliza mais informações dos dois editais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário