quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Prefeitura distribui mudas de café e faz crescer economia


alt

Os agricultores receberam, em média, mil mudas cada um.
Mais de meio milhão de mudas de cafés especiais já foram distribuídas pela Secretaria da Agricultura e, em novembro, mais de 70 mil foram entregues a pequenos agricultores de Piatã. As espécies são os arábicas catuaí, acauã e catucaí, as mais valorizadas hoje na região. Esta rotina faz parte da política de bom relacionamento do Município com os agricultores, cujos líderes se reúnem, mensalmente, com o chefe do Executivo para exporem suas necessidades e ouvirem as providências adotadas pelo Poder Público.

Depois que a Lei Orgânica do Município criou a Secretaria da Agricultura, de imediato foi plantado o viveiro para a produção das mudas de café, destinadas a alavancar a produção dos pequenos proprietários, que recebem, cada um, mil mudas. Assim como o comércio de Piatã, hoje, vive da pujança da cafeicultura, os pequenos agricultores superam as dificuldades, se emancipam e passam a ter um meio de vida estável.

COMBATE À MISÉRIA


O agricultor Cléber Benévolo, idealizador do projeto, contou imediatamente com o apoio do prefeito Alencar Julião que, logo ao assumir, voltou-se para a agricultura e manteve vivas as Associações, “deixando, com isso, um grande legado”, avalia Benévolo. Segundo ele, “este é um dos programas mais importantes da gestão porque tira o sitiante da miséria que o acompanha há séculos. Quem vier a sucedê-lo tem a obrigação de dar continuidade a esse trabalho”.

- O adubo chega a preço de custo para o agricultor, os financiamentos acontecem com taxas subsidiadas, graças à parceria da Secretaria da Agricultura com as Associações. Houve um impulso muito grande, através do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil – continua o agricultor.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O especialista faz as contas:
- Se cada agricultor cuidar bem de suas mil covas, ele pode colher até 40 sacas. Se vender cada saca a R$500, terá R$20 mil por ano só de café, mais de dois salários mínimos por mês.

Ao ser indagado acerca do risco da monocultura do café, Cléber Benévolo diz que essa preocupação não existe em Piatã, devido à cultura da cana na região da Bocaina (e áreas adjacentes) e à pecuária em Inúbia.

O secretário de Agricultura e Expansão Econômica, João Paulo Pina, adverte que, antes de solicitar o fornecimento de mudas, o agricultor deve consultar os técnicos e pedir apoio na assistência técnica da Secretaria para melhoria na qualidade e produção agrícola.

LOJISTAS GANHAM MAIS

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piatã, Enoque Bonfim Ferreira, confirma que a produção de café é “um dos fatores principais para movimentar a economia do município”. Segundo ele, “na época da colheita, o café dá uma alavancagem, gera muitos empregos e contribui muito para a economia”.

Enoque destaca o fato de que o café de Piatã é “um produto de reconhecida qualidade, que alcança bons preços e, por isso, os produtores já podem pagar melhor os catadores”. Ele cita que alguns pequenos produtores “já colhem tendo em vista uma compra que pretendem fazer no mercado”.
O líder empresarial de Piatã considera “uma excelente ideia a Prefeitura distribuir mudas aos pequenos agricultores porque, assim, vai dar oportunidade para quem não tem outra chance”. Enoque entende que “esse é um grande incentivo porque vai ampliar as áreas plantadas e muitas pessoas passarão a ter nova fonte de renda”.
altalt
O agricultor Cléber Benévolo atende às liberações da Secretaria Municipal da Agricultura.
alt
Milhares de mudas já estão se desenvolvendo nas roças dos pequenos agricultores.
 
Fonte: Prefeitura Municipal de Piatã

Nenhum comentário:

Postar um comentário