sábado, 13 de outubro de 2012

Projeto de piscicultura em Barra produzirá 57 toneladas de tilápia por ano


Cerca de 200 famílias de pescadores do município de Barra, a 650 km de Salvador, começaram a colher nesta semana os frutos do projeto de piscicultura realizado pela Bahia Pesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR) - órgão da Secretaria do Desenvolvimento e Integração Regional do Estado (Sedir) - na cidade.
Os técnicos da Bahia Pesca entregaram aos pescadores da região duas embarcações de fibra de vidro, trinta mil alevinos de tilápias e 11 toneladas de ração de engorda de peixe.
“O objetivo é capacitar estes profissionais para a criação de peixes em tanques-redes, aumentar a produção de pescado da região e gerar emprego e renda”, explica o diretor-técnico da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo. De acordo com ele, “a piscicultura em tanque-rede é uma técnica relativamente barata e simples, se comparada à piscicultura tradicional em viveiros de terra”. Essa técnica pode ser utilizada para aproveitar uma grande variedade de ambientes aquáticos, dispensando o alagamento de novas terras e reduzindo os gastos com a construção de viveiros.
O projeto prevê ainda a aquisição de 40 tanques-redes (dez já foram entregues), caixas isotérmicas, balsas, kits para análise da água e assistência técnica aos produtores. A capacitação dos pescadores e a criação dos animais acontecerão na Unidade Demonstrativa de Piscicultura da localidade de Barro Vermelho. Na fase final do projeto serão produzidas, anualmente, 57 toneladas de tilápias.

Fonte:
Ascom/Bahia Pesca
11.10.2012
(71) 3116-7149

Nenhum comentário:

Postar um comentário