O município de Morro do Chapéu é um dos
escolhidos para ser um dos polos regionais de um programa que levará
educação de qualidade ao interior baiano. Além dele,
os municípios de Irecê, América Dourada, Cafarnaum, Central, Gentio do
Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, João Dourado,
Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique
também serão contemplados.
O projeto é fruto de uma parceria entre o
MEC e a UFBA, por meio da Faculdade de Educação (FACED). O programa
beneficiará, diretamente, 220 municípios do estado pertencentes ao
Projeto ProInfância. Denominado como “Assessoramento e acompanhamento
pedagógico aos municípios contemplados pelo ProInfância no estado da
Bahia”, o programa integra o Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE)/Ministério da Educação (MEC), e acontece até setembro
deste.
O objetivo principal do Projeto de
Cooperação Técnica UFBA / MEC é oferecer assessoria pedagógica aos
municípios que executam o ProInfância, no estado da Bahia, na
estruturação e na organização do funcionamento das instituições de
Educação Infantil, por meio de visitas técnicas e encontros de formação
com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Essas visitas e
encontros, que serão posteriormente agendados e divulgados, acontecerão
em dez cidades pré-definidas como polos regionais. Tais polos receberão
todos os demais municípios.
Dados do IBGE e MEC/INEP demonstram que a
Educação Infantil na Bahia tem um déficit de matrículas que superam 1
milhão de vagas. Segundo a pesquisadora da UFBA e coordenadora do
Projeto, Marlene Santos, o ProInfância se insere na política pública
nacional de expansão do atendimento das crianças de 0 a 6 anos de idade
em instituições de Educação Infantil. “São atualmente 289 obras em
construção. Porém, como não basta apenas um espaço físico adequado e a
garantia da matrícula na Educação Infantil, é necessária a construção de
uma proposta pedagógica que valorize a criança como sujeito de
direitos, um sujeito biopsicossocial, que produz história, cultura e que
possibilite a ela o brincar, a construção da sua identidade e
autonomia. É nessa perspectiva que o Projeto de Cooperação Técnica
MEC-UFBA vai atuar junto aos municípios em parceria com o Fórum Baiano
de Educação Infantil, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da
Educação (UNDIME/BA) e a União dos Conselhos Municipais de Educação
(UNCME/BA)”, explica a professora.
Polos regionais
Os encontros de formação e as visitas
técnicas acontecerão nos dez polos regionais já pré-estabelecidos. A
coordenadora Marlene Santos explica que a escolha dos polos seguiu
critérios de logística e localização geográfica em relação aos
municípios da região. Para este mês de janeiro já está prevista a
realização de reuniões com os responsáveis pelo ProInfância nos
municípios (Secretário Municipal de Educação, técnicos, etc.). Em
fevereiro começam as visitas técnicas e encontros de formação.
“Solicitamos que os representantes das cidades da região, que pertencem
ao ProInfância, fiquem atentos as informações e datas das reuniões que
serão divulgadas por meio da imprensa e da prefeitura”, ressalta Marlene
Santos, a coordenadora do projeto na Bahia.
Fonte: Lider Notícias
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