quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Agricultores do oeste da Bahia participam de Projeto do Governo Federal


 
Agricultores familiares do Projeto de Assentamento (PA) Rio de Ondas, localizado no município de Luiz Eduardo Magalhães, na região Oeste do Estado, irão participar do Projeto Piloto de Implantação da Cadeia Produtiva do Peixe e Culturas Agrícolas irrigadas. A ação faz parte do Plano Safra da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, que visa beneficiar 252 famílias da região.
As atividades serão executadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Rio de Ondas Agrovila 2. O objetivo do Projeto é garantir o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades rurais do município.

“Esse projeto vai elevar o potencial econômico da comunidade e vai trazer inúmeros benefícios para o nosso povo. Pretendemos implantar um posto de saúde comunitário, adquirir um automóvel para transportar nossos produtos: peixes, frutas, e uma série de outras vantagens”, comenta o agricultor familiar Firmino Silva Rocha.

Os trabalhos funcionarão a partir de fevereiro deste ano, na comunidade Rio de Ondas, onde os agricultores poderão cultivar os peixes em tanques e culturas agrícolas como banana, maracujá e hortaliças. O Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura, disponibiliza para este Projeto R$ 320 mil reais para a construção e instalação do tanque, da unidade de beneficiamento e abatedouro de peixe, além da fábrica de farinha e de ração que irão funcionar também na localidade.

A chefe de Escritório Local da EBDA em Luiz Eduardo Magalhães, Maria de Lourdes Silva, comenta que a EBDA apoia este trabalho e irá desenvolver atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os cultivos. “Acompanhamos o nascer deste Projeto e vamos oferecer o que temos de melhor nas ações de Ater pública; já estamos elaborando o Projeto de Irrigação; em seguida, vamos auxiliar na escolha das culturas agrícolas e dar continuidade aos trabalhos”, disse Lourdes.

Os agricultores disponibilizaram uma área de 08 hectares para a implantação dos tanques de peixe e para o plantio das culturas férteis irrigadas, através do sistema de irrigação com a água dos tanques. “O sistema de irrigação será eficaz para o desenvolvimento das culturas; isso garantirá bons frutos e no tempo certo”, declara Maria de Lourdes Silva.

Enquanto o Projeto não entra em vigor, até lá os agricultores e técnicos organizam-se para discutir e elaborar estratégias para o desenvolvimento do Programa.

Intercâmbio e troca de conhecimentos
Nesta quarta-feira (23), técnicos do Escritório Local da EBDA em Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras promoveram um intercâmbio técnico para agricultores do Projeto de Assentamento Rio de Ondas Agrovila 2, localizado na zona rural do município. O evento tem como objetivo promover conhecimentos técnicos e específicos sobre experiências exitosas com culturas agrícolas irrigadas.
  
Os produtores visitarão o Projeto Barreiras Norte, em Barreiras, onde são desenvolvidas as atividades de fruticultura irrigada. A segunda etapa do intercâmbio também será para um polo frutícola na comunidade São José, no município de Riachão das Neves.
      
A técnica Maria de Lourdes Silva explica que este intercâmbio tem a missão de estimular o conhecimento sobre as mais variadas culturas. “É importante que os produtores conheçam e identifiquem o que é economicamente rentável para produzir, saber que fruta se adequa à região e ao solo, quais os valores para comercialização e esclarecer outras dúvidas que possam surgir; o momento é de conhecimento sobre produção agrícola. Esperamos um excelente aproveitamento de todos”, afirma Lourdes.
  

Fonte:
EBDA/Assimp, 23/01/2013
(71) 3116-1910/ 1803
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário