quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Beneficiamento da banana gera renda extra para agricultores na região de Irecê

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), através do Centro de Treinamento de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil), está oferecendo a 15 produtores rurais da comunidade de Mirorós um curso sobre o Beneficiamento da Cultura da Banana.
 A capacitação, que teve início nesta terça-feira (11) e segue até amanhã (12), no Centrefértil, tem como proposta proporcionar aos agricultores formação profissional rural e gerar renda extra para as famílias.
De acordo com a química industrial e instrutora do curso, Érica Messias, a oportunidade será para orientar os agricultores sobre como melhor aproveitar a banana, com destaque para o alto valor nutricional da fruta. “Como a banana necessita de um clima úmido, nossa ideia é agregar valor ao produto, evitando o desperdício, ao mesmo tempo em que os agricultores têm a possibilidade de comercializar para o mercado interno”, pontua Messias.
Durante as aulas, divididas em teóricas e práticas, os agricultores poderão criar diversos produtos provenientes da banana. Dentre as receitas que serão ensinadas, destacam-se: batata chips, vinagre da banana, geleia da casca da banana, doces em corte e calda.
             “A partir desta capacitação os trabalhadores rurais aprendem mais uma atividade, o que contribui para a sua profissionalização, conclui Érica Messias.
 Para outras informações sobre os cursos oferecidos pelo Centrefértil, os interessados podem ligar para o (74) 3641-3713 ou comparecer ao Centrefértil, na Avenida Raimundo Bonfim, em Irecê.
Fonte:
Assimp/EBDA, 11/09/2012
(71)3116-1907
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário