sexta-feira, 20 de maio de 2016

Caravanas de saneamento na Bacia do São Francisco visitam Irecê

1936251_957670667673652_506621006084611214_nNa semana passada um grupo de ambientalistas e técnicos de meio ambiente liderados pelo renomado professor phd da Universidade Federal da Bahia, Roberto Santos Moraes, co-autor do Panorama Nacional de Saneamento, visitaram o aterro sanitário de Irecê e constataram o comprometimento da estrutura.
A obra orçada em quase R$ 3,5 milhões (obra do aterro sanitário + remediação do lixão) e mais os equipamentos para a operacionalização doados pela Codevasf de mais de R$ 1 milhão (Trator esteira, caminhão basculante e retroescavadeira).
Objeto de um convênio firmado entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Irecê-BA, abrangendo os municípios de Central, Irecê, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, atendendo uma população de mais de 150 mil habitantes. Os recursos repassados e fiscalizados pela Codevasf são oriundos do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas.
Característica Técnicas –  O Aterro Sanitário da Região de Irecê constava de 5 células para disposição dos resíduos sólidos, além de 2 células de resíduos de saúde, ao todo poderá acumular 1.285 m3 de resíduos. O Aterro possuía instalações de administração, guarita, sala de controle, balança, estacionamento e Sistema de Coleta de Gás, cinturão verde e paisagismo. BENEFÍCIOS QUE SERIAM ALCANÇADOS – Com a OPERAÇÃO do Aterro, a região de Irecê teria maior proteção das suas águas superficiais e subterrâneas, proteção do solo, redução de doenças e vetores, diminuição de odores desagradáveis, redução do risco de saúde aos catadores, redução da transmissão de patogênicos por via hídrica (tanto na criação de animais, como na alimentação humana), melhoria estética e possibilidade de uso futuro da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário