terça-feira, 3 de maio de 2016

Campanha de vacinação contra febre aftosa na Bahia segue até 31 de maio

A campanha de vacinação contra a febre aftosa em território baiano, iniciada no domingo (1º), prossegue até o dia 31 deste mês. A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos dos 384.393 criadores.
O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chama a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho, e ressalta os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há 15 anos. Ele afirma que a Seagri, por meio da Adab, “busca evitar reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio, visto que uma vez identificado o vírus no Estado, as fronteiras brasileiras são fechadas e os prejuízos são calculados em bilhões de dólares ao ano”.
Doença – A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário