terça-feira, 31 de julho de 2012

Agricultoras familiares de Irecê participam de curso básico de pintura

Foto: EBDA
Agricultoras do Território de Irecê têm a oportunidade de aprender um novo ofício para incrementar a renda da unidade familiar. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), promove o Curso Básico de Pintura em Tecidos, entre os dias 26 a 30 de julho, no Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil). 
 
A capacitação tem como proposta, ensinar a arte da pintura, enfatizando a produção e comercialização dos produtos. Para a Técnica da EBDA, artesã e instrutora, Rosilene Dourado, a ideia é ensinar agricultoras a forma correta de manusear o pincel até a finalização das peças artesanais. “O curso oferece mais uma opção de renda para as agricultoras e suas famílias, a partir das transformações de artigos, como pano de prato, fronhas, toalhas”, explica Dourado. 
 
Para a agricultora Luzenildes Souza, o curso é uma oportunidade de buscar qualificação. “Quero aprender passo a passo as técnicas de pintura em tecido para garantir meu certificado; com a venda dos produtos pretendo ajudar no aluguel na feira da casa”, comenta a artesã. Já a agricultora Edith dos Santos procura aprimorar os conhecimentos. “Eu já tenho experiência com a pintura em tecido, mas quero aprender novas técnicas. Com os artesanatos eu colaboro com a renda familiar e presenteio parentes e amigos com os artigos elaborados por mim. É uma alegria!”, afirma. 
 
A EBDA tem, atualmente, dez centros intensivos de profissionalização de agricultores familiares. Para mais informações sobre os cursos oferecidos pelos centros, os interessados devem procurar uma unidade da EBDA, mais próxima de sua localidade, ou ligar para o telefone (74) 3641-3713.
 
Fonte:
EBDA/Assimp
(71) 3116-1803 / 3116 -1907
(74) 3641-3713
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário