terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Projeto São Francisco vai gerar mais de dois mil empregos em 2012


Salgueiro (PE) - Com o início da construção das três estações de bombeamento no lote 8, que levarão água para os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, mais de mil postos de trabalhos serão gerados, no Eixo Norte, do Projeto de Integração do rio São Francisco. As estações serão construídas nos municípios Pernambucanos de Cabrobó, com 35 metros de altura; em Terra Nova, com 55 metros; e em Salgueiro, com 90 metros.
O Projeto São Francisco emprega, atualmente, 3.900 trabalhadores. Até julho de 2012 serão seis mil contratados. Destes, mil vão atuar no lote 8, sob a responsabilidade das construtoras Mendes Júnior e GDK com a previsão de conclusão dos trabalhos em 36 meses.
Serão destinados R$ 275 milhões à construção das estruturas, que captarão a água do rio São Francisco no município de Cabrobó, até a cidade de Jati, no estado do Ceará. “Sem as estações, não venceríamos os desníveis da região que chegam a cerca de 170 metros”, explicou Augusto Martins, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.
Na última semana, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, cumpriu agenda em Salgueiro (PE), onde assinou o 4º termo do aditivo contratual do lote 12 do Eixo Leste, que compreende os municípios de Custódia e Sertânia (PE). A assinatura do termo permite a retomada das obras deste trecho. “O esforço todo é para dar ritmo acelerado ao projeto. Essa obra é prioritária”, assegurou o ministro.
Na ocasião, o ministro também visitou a frente de serviço de concretagem de canal das obras do lote 3, em Salgueiro, no Eixo Norte. O lote 3 está em ritmo normal de obras e conta com 300 trabalhadores.

PROJETO SÃO FRANCISCO - Estão em construção canais, barragens, aquedutos e túneis para levar a água do rio São Francisco para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A obra, composta por 700 km de extensão, é dividida em 14 lotes e mais dois canais de aproximação a cargo do Comando do Exército. O Eixo Leste possui 287 km de extensão e conta com 71% das obras concluídas. Já o Eixo Norte com 426 km de extensão, conta com 46% das obras executadas.
O Projeto São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, orçado em R$ 6,8 bilhões, é a mais importante ação estruturante no âmbito da política nacional de recursos hídricos.  Ele vai garantir não só a regularidade no abastecimento d’água, mas também o desenvolvimento sócio-econômico dos estados que mais sofrem com as secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário