sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Gestão das águas do Rio São Francisco é tema de debates

Brasília - O governo federal inicia um ciclo de workshops sobre a gestão e o uso das águas do Rio São Francisco. O primeiro encontro foi realizado nesta semana em João Pessoa (PB). Os próximos serão em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, Estados diretamente beneficiados pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco.
“O objetivo é que a sociedade debata, acompanhe e apresente propostas para que as águas que saem do São Francisco tragam emprego, renda e mais conforto para o povo nordestino”, explicou o secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração Nacional, Augusto Wagner.
O 1º Workshop sobre Oportunidades e Impactos do Projeto de Integração do Rio São Francisco, ocorreu na segunda-feira (28/11), no auditório do Sebrae, com representantes do governo federal, governo da Paraíba e da sociedade civil.
Durante o evento, o secretário de Estado de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, considerou as discussões “extremamente positivas”, adiantando que objetivo do workshop era despertar a sociedade para a discussão sobre os efeitos e as oportunidades que a transposição das águas do Rio São Francisco trará para cada Estado participante, e ainda informar todos os órgãos sobre o estágio das obras.
Obra complementar -João Azevedo comentou que, segundo a Agência Nacional das Águas – ANA, a Paraíba está à frente dos demais Estados em alguns aspectos do processo da transposição, citando como exemplo a construção do canal Acauã/Araçagi, prevista para começar em janeiro do próximo ano. Esse canal, com 112,5 quilômetros de extensão, será responsável pela distribuição das águas do São Francisco na Paraíba. A obra está orçada em R$ 933 milhões.
“Essa é a obra mais importante porque é a obra complementar, a primeira do São Francisco entre os quatro Estados já assinada pelo ministro Fernando Bezerra. Ela vai permitir que o Estado, pela forma como vai ser executada, por etapa útil, dê resposta imediata, antes mesmo até da própria transposição. Pela vazão regularizada da barragem de Acauã, permite que a gente já possa começar a fazer a distribuição das águas, utilizando esse canal”, enfatizou.
Situação das Obras – O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui dois lotes que passam pelo Estado da Paraíba: o lote 7, em São José de Piranhas e o lote 14, em Cajazeiras. As obras do lote 14 do Eixo Norte estão em plena execução e conta com 500 trabalhadores neste trecho. O lote 14 é composto pela construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 km de extensão e o Cuncas II, com 4 km de comprimento.
O lote 7 engloba a construção de dois reservatórios e um aqueduto. Atualmente, este trecho está paralisado e aguarda a finalização dos levantamentos necessários à licitação de novos serviços que deverão ser realizados e que não estão contemplados no atual contrato de serviço com a construtora. A previsão de retomada desses trechos deverá ocorrer em março de 2012.
O Projeto São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e levará garantia hídrica a 391 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.  Ele é composto por obras, estudos, projetos e demais ações e englobam a construção de dois canais: o Eixo Norte, com 426 quilômetros e 46% de execução, e o Eixo Leste, com 287 quilômetros e 71% concluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário