quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PETROBRAS ANALISA CULTIVO DE CANA NO SEMIÁRIDO

A Petrobras Biocombustível vai iniciar as análises de solo e clima no semiárido brasileiro para produção de cana-de-açúcar. A região tem prioridade de investimentos do governo federal, motivados, principalmente, pelo sistema de irrigação agrícola. Nesta semana, técnicos da empresa estatal devem visitar os perímetros irrigados de Pontal (PE) e Baixio de Irecê (BA), na região do Vale do São Francisco, para iniciar a prospecção e montar relatórios à cúpula, que decidirá os investimentos futuros.

No novo programa de irrigação do Ministério da Integração Nacional, serão contemplados 200 mil hectares para irrigação. Desse total, 125 mil vão ser destinados à plantação de cana-de-açúcar para a produção de etanol.

A Petrobras Biocombustível não quis se manifestar sobre o assunto e informou que qualquer decisão da empresa será feita por meio de um comunicado ao mercado. Sua atuação na região, porém, será feita por meio de usinas parceiras, como a Guarani. O programa de irrigação na região deve alcançar R$ 5 bilhões por meio de PPPs (parcerias público-privadas). Entre as empresas envolvidas está a Cutrale, que deve plantar laranja na região para exportação de suco.

Para a produção de cana, a região oferece estabilidade climática, como alta incidência de luz solar e chuvas concentradas em poucos meses do ano, impedindo inclusive a proliferação de doenças como a ferrugem alaranjada. Segundo dados do governo, a produtividade por hectare de cana no semiárido chega a 200 toneladas (Folha de S.Paulo, 12/10/11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário