domingo, 6 de novembro de 2011

Conferência do ministro Fernando Bezerra Coelho abre o XXI Conird em Petrolina

O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, vai abrir no próximo dia 20 de novembro no Sest/Senat, em Petrolina-PE a programação do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird com uma boa notícia para o setor. Fernando Bezerra Coelho vai detalhar o programa de irrigação para o Semiárido, que será lançado em breve pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é implantar 200 mil hectares de perímetros irrigados em estados como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará. Desse total, 125 mil devem ser destinados à plantação de cana de açúcar e 75 mil hectares para ração animal e citros, como laranja e limão. O investimento será feito por meio do Programa de Aceleração do Crescimento e de parcerias público-privadas. Grandes empresas de agronegócio e de infraestrutura já mostraram interesse. A iniciativa tem apoio do Banco Mundial.

O ministro da Integração Nacional também deverá falar sobre a recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação – Senir, que além de coordenar os trabalhos deste programa, tem, entre outras metas, “a eliminação da ociosidade dos perímetros públicos de irrigação, através de um choque de gestão, procurando ganhar eficiência na manutenção e operação dos perímetros e trazendo a presença do agronegócio para garantir a introdução de tecnologia, da inovação e das boas práticas de comercialização da produção agrícola”, conforme adiantou Fernando Bezerra Coelho.

O XXI Conird é uma realização da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem - ABID em parceira com Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Ministério da Integração Nacional. O evento oferece uma programação bastante rica e diversificada que inclui 12 oficinas, três seminários, quatro conferências, visitação de estandes, sessão pôsteres e dois Dias de Campo nos projetos agrícolas da região.

Serão debatidos entre os dias 20 e 25 de novembro, temas como o uso da água para irrigação: sustentabilidade, agroturismo, novas alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão econômica e social da agricultura irrigada, segurança hídrica, alimentar, energética e ambiental. Estão sendo esperados participantes do setor produtivo, autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e representantes fabricantes de equipamentos e insumos. O evento pretende reunir também técnicos do sistema ATER, consultores, equipes das organizações voltadas para a indústria e comercialização de equipamentos e insumos relacionados aos negócios da irrigação, drenagem e ao manejo das bacias hidrográficas, principalmente da preservação e maior conservação das águas.


www.anoticiadovale.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário