quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Água para Todos avança no norte da Bahia


Água para Todos avança no norte da Bahia


Dando continuidade às ações do programa Água para Todos no norte da Bahia, área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Juazeiro, serão realizadas esta semana atividades nos municípios de Chorrochó, Morro do Chapéu, Santa Brígida, Uauá e Umburanas.
Em Chorrochó, a equipe do programa realiza a verificação das cisternas já instaladas e uma busca ativa para inserção de novos beneficiários. Nesse município, segundo dados do GP-Web, sistema interno adaptado para registrar dados de andamento do programa, foram validadas 288 famílias que serão beneficiadas com a instalação do equipamento para captação e armazenamento de água. Todas as famílias já passaram por uma capacitação, onde foram tratados assuntos como o funcionamento do sistema, os cuidados com a água armazenada e, principalmente, a gestão do uso da água acumulada. A empresa responsável pelo fornecimento das cisternas de polietileno já instalou 278 equipamentos em Chorrochó, o que representa 76,29% da meta estabelecida, que é de 367 cisternas instaladas naquele município.
Em Morro do Chapéu, a meta inicial era de 643 famílias atendidas com o benefício. A equipe do Água para Todos está na cidade para receber as cisternas e armazenar em um local reservado, onde ficarão até o início do trabalho de instalação. Nesse município, os trabalhos de validação das famílias, atendendo aos requisitos para inclusão no programa, já estão bastante adiantados e superaram a meta inicial, chegando a 702 famílias aptas para receberem as cisternas. Cada um dos reservatórios tem capacidade de armazenar até 16 mil litros de água da chuva, e a durabilidade do equipamento é de até 20 anos.
Em Santa Brígida, as ações começaram em abril deste ano, com a realização de uma audiência pública para apresentação do programa. Desde então, as equipes do Água para Todos têm trabalhado no sentido de acelerar os processos de instalação do equipamento. Já foram capacitadas mais de 141 famílias nos localidades de Araújo I, II e III, Caraibeiras, Gato Vermelho, Campos, Quixabeirão, Baixa da Areia, Porteira, Boa Lembrança, Ingazeira, Picos e Jurema. A meta inicial de atendimento com cisternas era de 960 famílias, mas com o decorrer dos trabalhos de validação e com a ajuda do Comitê Gestor Municipal, esse número subiu para mil famílias aptas a receberem o benefício no município. Cerca de 755 cisternas já foram levadas por caminhão até Santa Brígida, e dessas, 266 já estão em funcionamento.
Em Uauá, as equipes do Água para Todos estão acompanhando de perto a chegada das cisternas à cidade. Cerca de 1.300 cisternas e demais equipamentos (calhas, canos e bombas manuais) já estão prontos para serem instalados. Desse total, 600 cisternas já estão em fase de implantação. O total previsto é de 1.861, mas até agora só 1.362 famílias foram consideradas aptas para receberem o equipamento. Diante disso, parte da equipe técnica, formada em sua totalidade por um coordenador, cinco engenheiros (dois civis, dois agrônomos e um geólogo), três profissionais de ação social (assistente social ou pedagogo) e seis técnicos de campo (técnico agrícola, em edificações ou áreas afins), está realizando um trabalho minucioso de busca ativa de possíveis beneficiários, validação de cadastros já realizados, fiscalização da implantação das cisternas e ainda registro das ações que alimentarão o sistema GP-Web.
As cisternas que vão atender ao município de Umburanas já estão prontas para serem transportadas até a cidade. Cerca de 350 equipamentos devem chegar nos próximos dias. De um total de 892 famílias cadastradas para receberem o benefício, 294 foram inicialmente consideradas aptas. Nesse sentido, a equipe técnica vai analisar os demais cadastros para que sejam validados de acordo com as exigências do programa.
Nos próximos meses a Codevasf deve intensificar os trabalhos nesses cinco municípios da região norte da Bahia, com o objetivo de alcançar a meta prevista de atender a 4.723 famílias sertanejas.

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário