quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ibama aplica quase R$ 20 milhões em multas no Oeste da Bahia

Operação Vereda IV do Ibama aplica quase R$ 20 milhões em multas no Oeste da Bahia
Flagrantes de agressão ao meio ambiente encontrados pelos fiscais do Ibama em fazendas do cerrado baiano

Texto Eduardo Lena | Fotos arquivo Ibama

A Operação Vereda IV do Ibama, iniciada no dia 23 de maio e encerrada hoje, 06 de junho, resultou em quase 20 milhões de reais em autos de infração e embargo de aproximadamente 19 mil hectares de área desmatadas sem a autorização de supressão vegetal em seis municípios do Oeste da Bahia.

Participaram da operação 13 fiscais do Ibama, a gerência de Barreiras e os escritórios de Vitória da Conquista e Juazeiro.

Segundo Zenildo Eduardo, gerente executivo do Ibama em Barreiras, dos 20 municípios que mais desmatam no cerrado brasileiro, seis estão localizados no Oeste da Bahia e Formosa do Rio Preto é a campeã nesse tipo de infração. “Foram fiscalizadas 30 Identificação de Desmatamento (ID) áreas de Barreiras, São Desidério, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto. Entre as fazendas fiscalizadas, a de maior área embargada foi a da Fazenda Orquídea, localizada no município de Barreiras”, disse o executivo do Ibama, relatando que além do embargo das áreas, vários maquinários agrícolas foram apreendidos.

Em entrevista coletiva, fiscais do Ibama fizeram um balanço da Operação Vereda IV

Em Formosa do Rio Preto, a região da Garganta é onde foram encontradas as principais agressões ao meio ambiente. “Embora os dados ainda não estejam todos contabilizados, nós vemos com muita tristeza o aumento do desmatamento na região. Só no ano 75 mil hectares de cerrado baiano foram derrubados de forma desordenada com a supressão da vegetação das veredas, ausência de corredores ecológicos interligando as áreas de reserva legal e permanente, causando um grande prejuízo ambiental, comprometendo a recarga do aqüífero Urucuia”, comentou o gerente do Ibama.

Outro ponto focado pelo gerente do Ibama, é em relação ao Decreto Estadual 11235/08, que trata sobre a dispensa de autorização de supressão da vegetação nativa. “Têm escritórios de Consultoria Técnica que estão emitindo declarações falsas. O Ibama está atento e está apurando uma série de declarações e caso comprovado a fraude, os consultores técnicos serão acionados na justiça”, bradou Zenildo Eduardo.

Fonte: Barra Velox

Nenhum comentário:

Postar um comentário