sexta-feira, 10 de junho de 2016

Seagri e SDR viabilizam conclusão de obras de matadouros em Ipirá e Irecê

13418728_559724847548457_5380484745720890092_nBuscando sanar as pendências para conclusão das obras dos matadouros frigoríficos de Ipirá e Irecê, os secretários da Agricultura, Vitor Bonfim, e de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), Marco Vargas, estiveram reunidos com o prefeito de Ipirá, Aníbal Ramos, na terça-feira (7) e com o secretário de Infraestrutura de Irecê, Francisco Araújo, na quarta-feira (8). Mais de 90% das obras já foram concluídas, e quase a totalidade dos equipamentos já foram adquiridos, faltando apenas ajustes finais, como o fornecimento de água bruta e potável, e vistoria da Adab. As pendências, que também inclue a licença ambiental, foram identificadas e encaminhadas para os órgãos competentes pelos secretários. Também ficou programada a vistoria da Adab, que deve acontecer até o final desta semana.
“Estes dois equipamentos vão fortalecer a pecuária na região, inibir o abate clandestino e diminuir os custos dos criadores”, declarou o secretário Vitor Bonfim, fazendo um balanço positivo das ações conjuntas que têm sido desenvolvidas pela SDR e SEAGRI. “A parceria com a SDR sempre rende bons frutos, a exemplo do centro de comercialização que vamos inaugurar em breve no município de Irecê”, disse. O secretário lembrou ainda que o município de Ipirá também vai ganhar um laticínio, que já conta com obras em fase final.
O matadouro de Ipirá será multifuncional, podendo ser destinado ao abate de caprinos, suínos e bovinos. Projetado inicialmente para abater 100 animais/dia, teve sua capacidade reduzida para 30 animais/dia, como forma encontrada pela prefeitura de viabilizar o projeto. No entanto, pelo fato de tratar-se de um projeto modular, a capacidade pode ser ampliada para mais de 100 animais/dia pela empresa que assumir a gestão. Nos mesmos moldes do equipamento de Ipirá, no que diz respeito ao aspecto multifuncional, o matadouro de Irecê tem capacidade para abater 100 animais/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário